Objetivo da atividade
Nesta oficina, você e seu grupo irão vivenciar as três primeiras etapas do Design Thinking: Empatia, Definição do Problema e Ideação. O objetivo é aplicar essas ferramentas para criar soluções inovadoras para um desafio real ou fictício.
Desafios disponíveis (escolham 1 para trabalhar)
Cada grupo deve escolher um dos desafios abaixo para desenvolver a atividade:
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Como melhorar a experiência de espera em filas de serviços públicos?
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Como tornar o ambiente escolar mais acolhedor para novos estudantes?
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Como incentivar o consumo consciente entre jovens consumidores?
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Como melhorar a comunicação interna em equipes de trabalho?
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Como facilitar o acesso de pequenas empresas à tecnologia digital?
Organização da atividade
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A atividade será feita em grupos de 3 a 5 integrantes.
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Cada grupo fará uma única postagem no fórum com todas as etapas da atividade.
Etapas da oficina
1. EMPATIA – Criação de Personas
Crie 2 personagens fictícios que representem pessoas afetadas pelo desafio escolhido. Para cada persona, descreva:
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Nome fictício
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Idade e ocupação
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Principais frustrações relacionadas ao tema
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Expectativas e necessidades
2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Com base nas personas, formule um problema-chave usando a estrutura:
“Como podemos ajudar [nome da persona] a [realizar uma ação] para que [benefício]?”
3. IDEAÇÃO
Cada integrante deve sugerir no mínimo 3 ideias. Em seguida, o grupo seleciona 1 ou 2 soluções prioritárias e justifica a escolha.
Entrega da atividade (responder neste fórum):
A postagem do grupo deve conter:
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Nome do grupo e participantes
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Número e título do desafio escolhido
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Descrição das duas personas
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Formulação do problema
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Lista com todas as ideias sugeridas
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Detalhamento da(s) solução(ões) priorizada(s)