Instruções:
Cada aluno deverá escolher uma das perguntas abaixo e responder com sua opinião pessoal, fundamentando sua resposta com argumentos e, se possível, exemplos concretos.
A resposta deve ter entre 10 a 15 linhas e ser postada no fórum.
Após postar sua resposta, cada aluno deverá comentar a resposta de pelo menos um colega, promovendo um debate respeitoso e construtivo (em caso de instabilidade da plataforma essa etapa será desconsiderada e a resposta deverá ser entregue pelo e-mail: gabrielpereira.es@coletivoaprendiz.org.br)
O uso de referências complementares é incentivado, desde que devidamente citadas.
Questões para Reflexão:
Como as mudanças na idade mínima e no tempo de contribuição impactam diferentes categorias de trabalhadores (urbanos, rurais, autônomos, servidores públicos)?
A reforma previdenciária realmente garante a sustentabilidade do sistema no longo prazo? Há outras alternativas viáveis?
Quais grupos sociais foram mais afetados pelas novas regras? Essa reforma aprofundou desigualdades ou promoveu justiça social?
Em um país com alto índice de informalidade no trabalho, como garantir que todos os cidadãos consigam se aposentar?
Como a reforma dialoga com as projeções de envelhecimento da população brasileira? O modelo atual será suficiente no futuro?
O que mudou nos direitos a benefícios como pensão por morte, aposentadoria por invalidez e salário-maternidade? Essas mudanças são justificáveis?
A flexibilização das regras de aposentadoria pode impactar a qualidade de vida dos trabalhadores mais velhos?
Prazo: Fim do expediente de hoje.
Vamos debater com respeito e pensamento crítico! Boa reflexão a todos!