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Tarefa

Atividade: Produção de Texto Reflexivo sobre Comunicação Assertiva e Não Violenta

Condições de conclusão
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Objetivo:
Estimular os alunos a refletirem sobre os conceitos de comunicação assertiva, não violenta e empática apresentados nos vídeos e relacioná-los com experiências pessoais e profissionais.

Materiais:

  • Anotações pessoais sobre os vídeos:

    1. Julian Treasure – Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir

    2. Marshall Rosenberg – Comunicação não violenta - Uma breve introdução

    3. Brené Brown – O poder da vulnerabilidade


Orientações para a produção do texto:

Escreva um texto de no mínimo 300 palavras, respondendo às perguntas orientadoras abaixo. Priorize reflexão e conexão entre os vídeos, usando exemplos práticos de sua experiência pessoal ou profissional.

Perguntas orientadoras:

  1. Julian Treasure – Quais técnicas ou hábitos de fala apresentados você considera mais eficazes para capturar a atenção das pessoas e transmitir suas ideias com clareza? Você já utilizou algum deles? Como foi a experiência?

  2. Marshall Rosenberg – Como os quatro passos da Comunicação Não Violenta podem ajudar a lidar com conflitos ou desentendimentos no trabalho ou em situações pessoais? Você consegue identificar momentos em que poderia ter usado CNV?

  3. Brené Brown – De que forma a vulnerabilidade, a empatia e a coragem de se mostrar autêntico influenciam suas relações interpessoais? Existe alguma situação em que mostrar vulnerabilidade poderia melhorar a comunicação?

  4. Como os conceitos dos três vídeos se complementam? É possível aplicar clareza, empatia e vulnerabilidade ao mesmo tempo em uma conversa? Dê exemplos.

  5. Quais mudanças você percebe em sua própria maneira de se comunicar após refletir sobre os vídeos? Que práticas pretende incorporar no seu dia a dia?


Dicas para reflexão:

  • Busque integrar ideias dos três vídeos em suas respostas, mostrando como cada abordagem contribui para uma comunicação mais eficaz.

  • Use exemplos concretos sempre que possível, seja de experiências pessoais, acadêmicas ou profissionais.

  • Foque na profundidade da reflexão, não na quantidade de palavras.