
Objetivo:
Assistir a um dos três filmes sugeridos (Fome de Poder, A Rede Social ou Steve Jobs – O Filme) e produzir um relatório, com no mínimo uma página e no máximo duas, analisando a trajetória do personagem principal e os desafios enfrentados no processo de empreender e inovar.
No relatório, você deve relacionar o que foi discutido em aula, especialmente os tópicos destacados no texto que receberam: perfil do empreendedor, tipos de empreendedorismo, processo empreendedor, modelo de negócio e inovação como estratégia.
Para o filme Fome de Poder:
Como Ray Kroc identificou uma oportunidade de negócio a partir do restaurante dos irmãos McDonald?
Quais foram os principais desafios que ele enfrentou para expandir o negócio?
Como a inovação esteve presente na criação e no crescimento do modelo McDonald’s?
Quais características do perfil empreendedor você percebe em Ray Kroc?
Que dilemas éticos aparecem na trajetória mostrada no filme?
Para o filme A Rede Social:
Como surgiu a ideia do Facebook e qual problema ela buscava resolver?
Quais foram as estratégias usadas para validar e expandir a rede social?
Que tipos de empreendedorismo estão representados na história?
Como Mark Zuckerberg lidou com conflitos pessoais e profissionais durante o crescimento do Facebook?
De que forma a inovação tecnológica foi fundamental para o sucesso da rede social?
Para o filme Steve Jobs – O Filme:
Quais momentos-chave da carreira de Steve Jobs são mostrados e qual seu impacto na Apple?
Como ele demonstrou características como visão de futuro e liderança?
De que forma o perfeccionismo e a busca pela inovação influenciaram as decisões dele?
Como o filme apresenta os desafios de empreender dentro de uma empresa (intraempreendedorismo)?
Como Steve Jobs usou a inovação para transformar não só produtos, mas toda a experiência do consumidor?
Entrega:
O relatório deve ser entregue até o final da aula de hoje, com linguagem clara e organizada, trazendo exemplos do filme para ilustrar sua análise. Seja reflexivo(a) e crítico(a) ao relacionar o conteúdo assistido com os conceitos trabalhados na aula.