Nesta atividade, você e seu grupo irão escolher um produto ou serviço e realizar uma análise utilizando duas ferramentas importantes no marketing: a Análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e os 4Ps do Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção). Essas ferramentas são essenciais para entender a situação de mercado de um produto e para desenvolver estratégias eficazes.
Escolha do Produto ou Serviço: Junto com seu grupo (de até 3 pessoas), escolham um produto ou serviço para analisar. Pode ser algo real ou fictício, como:
Análise SWOT: Após escolher o produto ou serviço, façam a análise SWOT, utilizando o modelo em anexo. Para isso, pensem nas seguintes perguntas para cada área:
Caso não seja possível usar os modelos de SWOT e 4Ps em anexo, sintam-se à vontade para replicá-los em uma folha ou criar o esquema de forma similar, utilizando-os como referência para estruturar sua análise.
Análise dos 4Ps: Agora, apliquem os 4Ps do marketing ao produto escolhido, também utilizando o modelo em anexo. Para cada "P", respondam às seguintes questões:
Trabalho em Grupo: O trabalho deve ser realizado em grupo de até 3 pessoas, onde todos devem participar ativamente da análise. Se divida as tarefas, mas lembre-se de que a análise deve ser construída de forma colaborativa, com a contribuição de todos os membros.
Entrega: Escrevam as respostas no formato solicitado e enviem o documento final na plataforma da aula. A entrega deve conter uma explicação detalhada de cada parte da análise SWOT e dos 4Ps.
Objetivo: O objetivo dessa atividade é que você aprenda a utilizar as ferramentas de marketing para analisar o potencial de um produto ou serviço no mercado. Com a análise SWOT e os 4Ps, vocês serão capazes de identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, além de desenvolver uma estratégia inicial para promover e posicionar o produto de forma eficaz.
Importante: Não se esqueçam de usar os modelos de SWOT e 4Ps que estão em anexo. Caso não possam usá-los diretamente, replicá-los em uma folha ou criar o esquema de forma semelhante também é uma opção válida para seguir a estrutura e referência da atividade.