Ir para o conteúdo principal

Mensagens do blog por Fabiane da Silva Gonçalves

Como a gestão de tempo vai te ajudar

Estamos convivendo com a pandemia de COVID-19 há mais de um ano. Todos os processos da vida tiveram que ser remanejados e adaptados.

Áreas como trabalho, estudos e afazeres domésticos, acabaram se "fundindo" em apenas um ecossistema, o que pode ter atrapalhado a vida de muitas pessoas no que se refere a gestão de tempo. Você tem tempo para tudo?

A rotina diária atual de muitos brasileiros se transformou em um acumulado de compromissos de trabalho, estudos convencionais (escola ou universidade), novos aprendizados (cursos online) e afazeres domésticos.

Praticar simultaneamente diversas tarefas é comum, porém é preciso saber equilibrar as coisas para não se sentir saturado ou desenvolver uma Síndrome de Burnout (excesso de tarefas que acarreta em mente e corpo cansados).

A melhor forma de evitar a sobrecarga de tarefas é saber adaptar o seu tempo. Mas, como?

A gestão de tempo

Ter um planejamento é o diferencial para que seja possível dar conta de todas as atividades que são consideradas importantes.

Essas atividades podem ir da rotina de estudos até tarefas do trabalho ou do lar.

Isso é importante porque possibilita que haja espaço para que tudo seja feito e ainda "sobre" tempo para que seja desfrutado algum tipo de lazer.

Organize as tarefas do dia

Em vez de pensar em tudo o que precisa fazer durante o dia ao acordar, é interessante que essa organização de tarefas seja feita no dia anterior.

Uma sugestão é criar um cronograma detalhado, que pode ser uma planilha física ou digital, e registrar ali todas as tarefas e os prazos para que elas sejam realizadas.

Um passo por vez

Por que tentar fazer tudo ao mesmo tempo? Praticar várias atividades simultaneamente tende a diminuir o nosso desempenho em cada uma delas.

A melhor forma de otimizar a rotina para conseguir realizar as tarefas e obter um bom resultado é separando um tempo exclusivo para cada coisa.

Ter um cronograma vai te ajudar a conseguir realizar tudo. É importante, aliás, que ao criar esse cronograma, as atividades sejam separadas conforme prazo, complexidade de desenvolvimento e nível de importância.

Dica: pela manhã nosso cérebro e corpo estão mais descansados, então, pode ser uma boa ideia para resolver as questões de mais importância nesse momento.

Pare um pouco

De nada adianta ser extremamente produtivo e não ter alguns momentos de descanso.

Na verdade, não descansar, vai afetar diretamente no desempenho da sua produtividade, por isso, descanse.

Tente sempre dormir no mesmo horário, porque isso vai contribuir para que você acorde cedo com facilidade.

Ter intervalos entre uma atividade e outra também é importante, porque isso proporciona um descanso para sua mente e para o seu corpo, o que vai servir de estímulo e motivação para seguir com as tarefas.

Se ajeita!

Para que a sua gestão de tempo funcione, é muito importante que o ambiente em que você fará as suas tarefas esteja organizado.

A poluição visual pode te desconcentrar. Locais bagunçados tendem a fazer com que a gente perca muito tempo, desnecessariamente, procurando as coisas que precisa.

Fica esperto(a)!

Outra forma de evitar a procrastinação na hora dos afazeres é reduzindo as fontes de distração.

Quem precisa conciliar processo de aprendizagem ou estágio e trabalho ou rotina de casa com os estudos, precisa ter a preocupação de o fazer em locais mais tranquilos, com o mínimo de ruído ou interrupções de terceiros. Essa última parte, quando se fala de home office, é a mais complicada, porém não é impossível.

Converse com as pessoas que você reside de forma pacífica e explique a elas a importância e a necessidade de que você não seja interrompido durante suas tarefas. Elas vão compreender. Ah, e tenha paciência, pois o processo de compreensão pode ser um tanto demorado.

Outras distrações mais comuns são o celular ou abas desnecessárias no navegador. 

Tente focar somente nas coisas necessárias para o cumprimento de sua tarefa. Feche quaisquer abas que não tenham ligação com o seu objetivo e deixe o celular no silencioso para evitar a curiosidade de mexer nele, caso surjam notificações.

Vambora?

A gestão de tempo vai te ajudar a manter uma rotina mais leve e que te possibilite executar todas as suas tarefas, tanto do trabalho, quanto de casa, além de te dar tempo para os tão merecidos descanso e lazer. E aí, preparado(a)?

Ah... E pra te ajudar, a gente vai deixar uma listinha de APP's gratuitos que podem te auxiliar a ter uma melhor gestão de tempo:

1) Trello

O Trello é uma ferramenta que, por meio de quadros, te ajuda na organização do seu dia, semana ou mês.

2) Google Agenda

O Google Agenda, como o próprio nome diz, é uma agenda do Google, onde você pode inserir todos os seus compromissos do dia, semana ou mês, assim como no Trello. 

3) Hábitos

Como o nome diz, esse app te ajuda a manter hábitos. Com um visual mais minimalista, você insere uma lista de tarefas que precisa cumprir todos os dias e vai "ticando" elas, conforme as cumpre. É interessante para manter um acompanhamento.


Agora é com você! Mãos à obra!



  • Compartilhar

Avaliações