Ir para o conteúdo principal
Tarefa

Atividade: Análise de Crises Reais

Condições de conclusão
Ver Fazer um envio

Instruções:

  1. Escolha uma das crises reais da lista abaixo para analisar.

  2. Responda de forma clara e objetiva, considerando:

    • O que aconteceu?

    • Que tipo de crise foi (real, de percepção ou combinada)?

    • Como a empresa respondeu à crise?

    • Qual etapa da gestão de crise (prevenção, resposta, recuperação) foi mais evidente?

    • O que poderia ter sido feito diferente para minimizar o impacto na imagem?

  3. Poste seu texto diretamente no Moodle até a data de entrega indicada.


Casos Reais para Escolha:

  1. Volkswagen – Dieselgate (2015)
    Manipulação de testes de emissão de poluentes em veículos a diesel, com grande repercussão internacional.

  2. Nestlé – Controvérsia sobre água engarrafada
    Críticas sobre exploração de recursos hídricos em regiões com escassez de água.

  3. Bayer/Monsanto – Processo de glifosato
    Acusações de que o herbicida Roundup causaria câncer em usuários.

  4. Uber – Assédio interno e cultura tóxica (2017)
    Denúncias de assédio sexual e problemas na cultura corporativa.

  5. H&M – Publicidade com crianças (2018)
    Campanha publicitária considerada racista por usuários e imprensa.

  6. Facebook – Escândalo Cambridge Analytica (2018)
    Uso indevido de dados de usuários para campanhas políticas.

  7. Coca-Cola – Controvérsias ambientais e obesidade
    Críticas sobre impacto ambiental e responsabilidade na saúde pública.


Dica: Escolha o caso que mais te interesse, pesquise rapidamente se necessário, e foque em analisar a gestão da crise e os aprendizados que podem ser aplicados na comunicação corporativa.