Ir para o conteúdo principal
Tarefa

Atividade: Missão da Diretoria – Tomada de Decisão com Base em Dados

Condições de conclusão
Fazer um envio

📌 Descrição da tarefa:

Você e seu grupo fazem parte da diretoria de uma empresa de varejo que está enfrentando um momento decisivo. As vendas caíram nos últimos dois trimestres, o marketing parece não atingir mais o público-alvo, e há sinais de rotatividade preocupante entre os colaboradores. O CEO solicitou à equipe diretiva um plano emergencial que contemple três grandes decisões:

  1. O que fazer com o estoque parado (decisão operacional).

  2. Qual estratégia de marketing adotar para reverter a queda nas vendas (decisão tática).

  3. Expandir ou retrair a operação nos próximos 12 meses (decisão estratégica).

🔍 O que o grupo deve fazer:

Simulem uma reunião da diretoria, em que cada participante assume um papel (ex: diretor financeiro, de marketing, de operações, de RH, CEO). Com base nos conceitos estudados sobre o papel da análise de dados na tomada de decisões e nos tipos de decisão gerencial, elaborem um relatório respondendo aos pontos abaixo:

  • Quais foram as três decisões tomadas pelo grupo?

  • Cada uma deve ser classificada como estruturada, semiestruturada ou não estruturada.

  • Quais dados ou indicadores o grupo considerou relevantes para fundamentar cada decisão?

  • Qual seria a possível consequência de tomar essa decisão com base apenas na intuição?

  • Como os dados ajudaram a tornar a decisão mais segura, justificável e transparente?

📄 Produto final:

O grupo deverá postar um arquivo (PDF, apresentação ou documento) com o relatório das decisões. O formato é livre, desde que contenha todos os elementos acima e demonstre aplicação dos conceitos discutidos em aula.



📊 Kit de Dados Fictícios – Missão da Diretoria

Os dados abaixo devem ser usados pelo grupo para analisar o cenário da empresa e fundamentar as decisões solicitadas:


🏬 1. Estoque e Vendas

ProdutoQuantidade em EstoqueGiro Médio MensalMargem de Lucro (%)Tendência de Demanda
Camiseta Básica2.000 unidades250 unidades22%Estável
Jaqueta de Inverno800 unidades45 unidades48%Baixa (fora de estação)
Calça Jeans1.200 unidades300 unidades35%Leve crescimento
Boné Estampado1.500 unidades80 unidades18%Queda acentuada
Tênis Casual600 unidades180 unidades40%Estável

📈 2. Marketing e Vendas

Canal de VendaROI Médio Última CampanhaTaxa de ConversãoCusto por Aquisição (CPA)Público-Alvo
Instagram Ads3,24,5%R$ 27,00Jovens 18-30
Google Ads2,13,0%R$ 39,00Adultos 25-40
E-mail Marketing1,52,2%R$ 15,00Clientes antigos
Influenciadores locais4,06,0%R$ 42,00Jovens 18-30

👥 3. Recursos Humanos

IndicadorValor Atual
Turnover nos últimos 6 meses28%
Satisfação dos colaboradores6,3 (escala de 0 a 10)
Índice de absenteísmo11%
Cargos com maior saídaVendedores e caixas
Custo médio de reposição por vagaR$ 3.400,00


🌍 4. Expansão de Mercado

CidadePopulaçãoMédia SalarialConcorrência DiretaAluguel Médio LojaTráfego Médio Mensal
Belo Horizonte2,5 miR$ 2.900AltaR$ 11.000140.000 pessoas
Ribeirão Preto700 milR$ 3.500MédiaR$ 6.50085.000 pessoas
São José dos Campos730 milR$ 3.300BaixaR$ 7.20095.000 pessoas
Uberlândia700 milR$ 2.800AltaR$ 5.80075.000 pessoas