Ir para o conteúdo principal

Termos e Condições de Uso


TERMOS E CONDIÇÕES DE USO

O Coletivo Aprendiz é o programa de aprendizagem articulado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e uma rede de parceiros que inclui jovens, familiares, formadores, voluntários e empresas parceiras.

Toda a condução e implementação tem como base a Lei de Aprendizagem (10.097/2000). De modo que a metodologia adotada foi estruturada com base nos princípios que fundamentam a aprendizagem de jovens e adultos, estando centrada na construção do conhecimento, e na valorização dos saberes que os participantes aportam ao grupo.

O Coletivo Aprendiz CIEDS tratará dos dados do(a) participante e dos conteúdos por ele produzido de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) e o Marco Civil da Internet (Lei n° 12.965/14).


TERMOS E CONDIÇÕES DE USO

O Coletivo Aprendiz é o programa de aprendizagem articulado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e uma rede de parceiros que inclui jovens, familiares, formadores, voluntários e empresas parceiras.

Toda a condução e implementação tem como base a Lei de Aprendizagem (10.097/2000). De modo que a metodologia adotada foi estruturada com base nos princípios que fundamentam a aprendizagem de jovens e adultos, estando centrada na construção do conhecimento, e na valorização dos saberes que os participantes aportam ao grupo.

O Coletivo Aprendiz CIEDS tratará dos dados do(a) participante e dos conteúdos por ele produzido de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) e o Marco Civil da Internet (Lei n° 12.965/14).

Poderão participar do programa jovens a partir de 14 anos. Caso sejam menores de 18 anos, os participantes devem ser expressamente autorizados por pelo menos um dos pais ou responsável legal, que será o responsável pela concordância com os Termos de Uso e com a Política de Privacidade.

A Política de Privacidade e Segurança do CIEDS está disponível no site do Coletivo Aprendiz CIEDS, sendo que sua leitura é fundamental. A Política de Privacidade é subordinada a estes Termos e Condições de Uso, em caso de divergência entre uma disposição desta Política de Privacidade e uma disposição dos Termos de Uso, esta última prevalecerá. Aplicam-se à Política de Privacidade todas as disposições gerais dos Termos de Uso aceitos pelos usuários(as) ou, no caso de menores de idade, seus pais, mães e responsáveis legais.

Ao prosseguir com a inscrição no programa você consente com a Política de Privacidade do CIEDS e com estes Termos e Condições de Uso. 


DADOS PESSOAIS QUE COLETAMOS

CPF, e-mail, nome completo, nacionalidade, estado civil, idade, data de nascimento, sexo, RG, título de eleitor, carteira de trabalho, nome do pai, nome da mãe, nome responsável legal, celular do responsável, telefone, endereço completo, escolaridade, nome da instituição de ensino, bolsa de estudos e horários das aulas. 


DADOS SENSÍVEIS QUE COLETAMOS

Etnia, deficiência, quantidade de filhos, renda familiar.


COLETA DE DADOS DE MENORES DE 18 ANOS

Dados de menores de idade não são armazenados na base de dados sem o consentimento dos seus pais ou de seu responsável legal, salvo apenas uma única vez e sem o armazenamento permanente quando for necessário contatar os pais ou o(a) responsável legal para obter o seu consentimento. Havendo a coleta de tais dados sem o devido consentimento, o CIEDS reserva o direito de excluí-los dos servidores sem prévia comunicação. ( art.14º , lei 13.709/2018).

Caso entenda necessário, o CIEDS poderá solicitar prova de que o Representante Legal é efetivamente pai, mãe ou responsável legal do(a) participante, a qualquer tempo, sob pena de descadastramento do(a) participante do programa.

No cadastro, o(a) participante deverá informar o e-mail de seu representante legal, para que o Coletivo Aprendiz CIEDS encaminhe a mensagem para confirmação do cadastro e do consentimento com estes Termos de Uso e com a Política de Privacidade.

O percurso formativo contará com participantes maiores e menores de idade, sendo que aos últimos será garantida maior proteção, de acordo com a legislação vigente.


FINALIDADE DA COLETA DE DADOS

  • Importação para o sistema de gestão Ágil;

  • Formação de banco de talentos para oportunidades de jovem aprendiz, estágio e primeiro emprego;

  • Banco de dados para medição de impacto do programa, no indicador jovens cadastrados x jovens inseridos no mercado de trabalho através dos programas ofertados no Coletivo Aprendiz CIEDS, dados esses que serão reportados no relatório anual institucional do Cieds, para empresas parceiras e investidores (NesSt).

  • Após a alteração do status do jovem (inscrito) para jovem contratado, os dados serão utilizados em novos indicadores e monitoramento de  impacto do programa, são eles: diferenciação de sexo (feminino/masculino), inclusão da diversidade, mudança de fase escolar após ingresso no programa, geração de renda, idade média do programa e dados de empregabilidade, após o término do programa que o jovem esta inserido.

  • Após a alteração do  status do jovem (inscrito) para jovem contratado, os dados serão utilizados para cadastro na plataforma de formação do Cieds Educa, elaboração de contrato de aprendizagem ou termo de estágio, inclusão do telefone do jovem e na sua ausência o do responsável legal, nos grupos de whatsApp das turmas.

  • Na finalização do contrato, os dados retornam ao banco de talentos, para novas oportunidades que vejam a surgir para o jovem dentro da Instituição a fim de que se mantenha a sua empregabilidade.


FORMAS DE ACESSO ÀS FORMAÇÕES, CURSOS E ATIVIDADES DO PROGRAMA

Por meio do computador, o(a) jovem terá acesso a formação, onde poderá publicar conteúdos e interagir com os demais participantes do Coletivo Aprendiz CIEDS, sendo o próprio participante o(a) responsável pelo conteúdo publicado. Salvo quando o(a) participante for menor de idade, neste caso, o seu pai, mãe ou responsável legal é o responsabilizado.


ATIVIDADES EXTERNAS

Ao longo do programa de Aprendizagem Profissional, o Coletivo Aprendiz cria oportunidades que buscam complementar a formação do jovem fora do ambiente de sala. Estas são feitas por meio de atividades externas que agregam valores à formação do aprendiz, unindo teoria e prática. As atividades consistem em visitas guiadas a museus, centros de memória, participação em palestras, fóruns e demais atividades.


CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA

O programa possui uma trilha de aprendizagem que acontece de forma correlata às atividades desenvolvidas nas empresas parceiras. O modelo de aprendizagem está dimensionada em três principais aspectos: Aprendizagem produtiva, Aprendizagem coletiva e Aprendizagem que projeta para o futuro.

Para as juventudes, ser aprendiz em nosso coletivo proporciona uma formação profissional que oportuniza a geração de renda, a ampliação de repertórios, o networking, fortalece a autoconfiança e constrói perspectivas para o futuro.

Para as empresas, estar com nosso coletivo é mais que ter uma instituição formadora dos seus aprendizes, é receber uma assessoria ágil e qualificada para a implementação e execução do programa de aprendizagem.

A formação que construímos juntos tem por objetivo aliar teoria, prática e vivências socioculturais, enriquecendo o repertório dos envolvidos, ao mesmo tempo em que enriquece a pluralidade do ambiente de trabalho.

Para o CIEDS, cada pessoa possui os saberes e os potenciais para mudar suas vidas e comunidades. Há mais de vinte anos alcança resultados que mudaram a vida de milhares de pessoas, ao criar oportunidades para quem mais precisa. Isso tudo construindo redes de parceiros estratégicos comprometidos com um Brasil melhor para todos.


NOSSO COMPROMISSO

A partir de um percurso pedagógico estruturado com base nas metodologias ativas e no conceito de gamificação, nossos aprendizes desenvolvem conhecimentos e competências que os preparam para ingressarem na vida profissional com um forte senso de autonomia, responsabilidade cidadã e trabalho em equipe, além de uma formação técnica de excelência.

Ao longo do processo de aprendizagem profissional, os aprendizes percorrem trilhas formativas temáticas, experimentam desafios coletivos e individuais, constroem seus projetos de vida e são orientados por processos de mentoria que os apoiam na tomada de decisões mais conscientes em relação às suas escolhas profissionais e na realização de seus sonhos.


DESCRIÇÃO DA TRILHA FORMATIVA

  • Experimenta

    • Módulo inicial, antes da contratação do jovem, para orientações sobre como o jovem se prepara para o mundo do trabalho. Esse módulo será dinamizado por jogos e interações.

  • Proximidade

    • 1º módulo a ser percorrido pelo jovem após sua contratação. Composto por trilhas formativas que desenvolverão no jovem competências socioemocionais a partir de vivência de situações concretas da sociedade e do mundo do trabalho.

  • Mão na massa

    • Laboratório e vivência onde os aprendizes serão desafiados a resolverem problemas “reais” por meio de cenários fictícios, possibilitando ao aprendiz trabalhar em equipe a aplicação dos conhecimentos adquiridos no processo formativo em situações simuladas do cotidiano profissional.

  • Prosperidade

    • 2º módulo a ser percorrido pelo jovem onde, por meio de trilhas formativas, serão incrementadas o desenvolvimento de competências socioemocionais a partir de vivência de situações concretas da sociedade e do mundo do trabalho.

  • Desenhando caminhos

    • Laboratório e vivência onde os aprendizes serão desafiados a resolverem problemas “reais” por meio de cenários fictícios, possibilitando ao aprendiz individualmente a aplicação dos conhecimentos adquiridos no processo formativo em situações simuladas do cotidiano profissional.

  • Aprender fazendo

    • 3º módulo, onde o aprendiz passará pela formação específica na profissão que escolheu.

  • Confiança  no futuro

    • Módulo final do processo formativo composto por oficinas e orientações que apoiarão o jovem a trilhar o seu futuro na educação, no trabalho e na vida.


CURSOS PROFISSIONALIZANTES OFERECIDOS E ATIVIDADES A SEREM APRENDIDAS

  • Assistente administrativo

    • Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, Finanças e Logística. Atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços. Tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

  • Atendente judiciário

    • Executa serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atende fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; trata de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos.

  • Auxiliar de produção

    • Exercer atividade na área industrial, relacionar planejamento de estoques e fluxo da cadeia produtiva, planejar, controlar e programar a produção compreendendo e aplicando conceitos de produção, estoque, qualidade, higiene bem como de mecânica, pneumática, hidráulica, elétrica, automação e lubrificação no manuseio das máquinas e equipamentos industriais, organizar a área de serviço. Preparar materiais e abastecer linhas de produção, alimentar máquinas e separar materiais para reaproveitamento, tratar informações em registros de cadastros e relatórios.

  • Auxiliar de serviços administrativos

    • Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, Finanças e Logística. Atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços. Tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

  • Bancário

    • Escriturários de serviços bancários, organização do ambiente de trabalho, atribuições do Auxiliar Administrativo, como: atendimento ao cliente, atendimento telefônico, organização de documentos e arquivos, redação de documentos comerciais e solicitação de materiais.

  • Desporto

    • Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, logística e finanças. Atendem fornecedores e clientes. Auxiliam no planejamento e na organização de eventos e competições esportivas, colaborando na busca de apoio e patrocínios, zela pelo controle das normas e regras.

  • Logística

    • Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar, preservando o estoque limpo e organizado. Empacotam ou desempacotam os produtos, realiza expedição materiais e produtos, examinando-os, providenciando os despachos dos mesmos e auxiliam no processo de logística.

  • Ocupações administrativas

    • Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, logística e finanças. Atendem fornecedores e clientes; fornecem e recebem informações sobre produtos e serviços. Tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atendimento aos clientes. Menores de 18 anos não frequentarão ambientes insalubres, inapropriados, não desempenharão atividades externas, periculosas e não farão atividades que envolvam valores.

  • Suporte em TI

    • Presta suporte aos usuários internos e externos, serviços técnicos especializados, registra e transcreve informações, armazena dados, verifica o funcionamento de equipamento e sistema, além de sua manutenção, entre outros.

  • Teleserviços

    • Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

  • Turismo e hospitalidade

    • Atendem os clientes, servem alimentos e bebidas em restaurantes, bares, cafeterias, hotéis, hospitais, eventos etc. Manipulam alimentos e preparam sucos, drinks, e cafés. Realizam serviços de vinho e de café.

  • Vendedor de comércio varejista

    • Vendem mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha. Controlam entrada e saída de mercadorias. Promovem a venda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento, oferecendo-as para degustação ou distribuindo amostras das mesmas. Informam sobre suas qualidades e vantagens de aquisição. Expõem mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas, com etiquetas de preço. Abastecem pontos de venda, gôndolas e balcões e atendem clientes em lojas e mercados. Fazem inventário de mercadorias para reposição. Elaboram relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e de pesquisa de preços.


LIMITES NO USO DE NOSSA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Se você usar conteúdo protegido por direitos de propriedade intelectual que detemos e disponibilizamos em nossos canais, plataformas ou cursos (por exemplo, imagens, desenhos, vídeos ou sons fornecidos por nós que você adiciona ao conteúdo que cria ou compartilha), nós manteremos todos os direitos sobre esse conteúdo (mas não sobre o conteúdo de sua propriedade). Você só pode usar nossos direitos autorais ou marcas registradas (ou quaisquer marcas semelhantes) com nossa permissão prévia por escrito. 


ATUALIZAÇÃO DOS TERMOS DE USO

Trabalhamos constantemente para aperfeiçoar o nosso programa com o objetivo de melhorar a experiências para nossos(as) usuários. Como resultado, poderemos atualizar estes Termos de Uso periodicamente para que eles reflitam de forma precisa nossos serviços e práticas. Uma vez que os Termos atualizados entrem em vigor, você estará vinculado a eles se continuar participando do programa.

Se não concordar com nossos Termos de Uso atualizados e não quiser mais fazer parte do programa, você poderá excluir sua conta a qualquer momento.


SUSPENSÃO OU ENCERRAMENTO DA CONTA

Se constatarmos que você violou nossos termos ou políticas, poderemos adotar medidas para bloquear o acesso aos nossos serviços, inclusive suspendendo ou desativando sua conta. Também podemos suspender ou desativar sua conta se você criar riscos ou exposição legal para nós, ou quando estivermos autorizados ou obrigados por lei a assim proceder. Se for o caso, você será notificado a respeito de sua conta na próxima vez que tentar acessá-la.

Se você excluir ou se nós desativarmos sua conta, estes Termos de Uso serão encerrados.


DISPOSIÇÕES GERAIS

O Coletivo Aprendiz CIEDS não se responsabiliza por falhas técnicas, como por exemplo, mas não se limitando a, problemas no servidor, na transmissão de dados, nos provedores de acesso, por falta de energia elétrica ou quaisquer outros motivos que configurem força maior.

Os(as) participantes reconhecem que as suas respectivas opiniões manifestadas em público e/ou por meio de redes sociais, não condizem com as opiniões, ideais e/ou entendimentos do Coletivo Aprendiz CIEDS.

Os(as) participantes poderão receber e-mails e mensagens via SMS e WhatsApp do Coletivo Aprendiz CIEDS, visando informá-los sobre os mecanismos de acesso e participação na formação. 

O Coletivo Aprendiz CIEDS se compromete a utilizar os dados de e-mail e WhatsApp/SMS apenas para o envio das informações necessárias à participação no programa.

Se por qualquer motivo o programa não puder mais ser executado conforme o planejado, o Coletivo Aprendiz CIEDS poderá finalizá-lo antecipadamente, mediante aviso prévio aos(às) participantes e sem qualquer ônus. Caso a formação tenha seu término antecipado, o Coletivo Aprendiz CIEDS deverá avisar ao público e aos(às) participantes sobre tal fato através dos mesmos meios utilizados para sua divulgação.


CONTATO

Os participantes podem entrar em contato pelo e-mail: contato@cieds.org.br. 


Esses Termos de Condições e Uso foram revisados em 30 de julho de 2021.